A importância da Educação Física no contexto escolar.
OLÁ, leitores! Hoje iremos abordar acerca da educação física no contexto escolar e apresentar as características primordiais desta nesse âmbito educacional.
A educação física escolar é componente curricular obrigatório em todos os níveis de Educação Básica caracterizado pelo ensino de conceitos, princípios , valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano na sua complexidade, nas dimensões biodinâmica, comportamental e sociocultural. Essas dimensões constituem a base para uma nova compreensão sobre a abrangência e interfaces que fundamentam a Educação Física na escola, seja na perspectiva do movimento, inclusão, diversidade, cidadania, educação, lazer, esporte, saúde e qualidade de vida.
A Declaração de Madrid (1991), no seu art.1°, defendeu que não há Educação sem Educação Física e que os investimentos governamentais em saúde pública diminuem a cada aula de Educação Física ministrada.
O documento “ Uma Visão Global para a Educação Física na Escola”, apresentado no Fórum Mundial sobre Atividade Física e Esporte (1995), apresentou o impacto positivo da atividade física e do esporte no conhecimento e domínio cognitivo, afetivo e motor na vida de crianças e jovens como fatores relevantes para o desenvolvimento de um estilo de vida ativo, saudável e produtivo.
A importância da Educação Física no contexto escolar deve-se ao fato de a escola ser a maior agência educativa, depois da família, com capacidade para influenciar os alunos na aquisição de hábitos e atitudes que contribuem para um harmonioso desenvolvimento pessoal e social. Nesse sentido, está comprometida com a solidariedade, a cooperação, a tolerância, a inclusão e o respeito pelo outro. Esses aspectos são essenciais à formação dos alunos no compromisso social dos docentes e no envolvimento com a comunidade escolar.
Objetivos da Educação Física escolar:
A Educação Física, enquanto componente curricular contribui para a formação dos
alunos por meio da apreensão dos conhecimentos específicos que favorecem a
aquisição de competências motoras, a ampliação do repertório de movimentos e
o hábito da prática regular de atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas,
tecnológicas e ambientais. Nessa perspectiva, a proposta para a Educação Física escolar considera os seguintes objetivos:
Fonte: CATUNDA,Ricardo; SARTORI,Sergio;LAURINDO,Elisabete.Recomendações para a educação física escolar. CONFEF. 2014.
( https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-ensino-infantil/)
- Apresenta aspecto preventivo, sobretudo em relação à saúde e bem-estar.
- Insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal do movimento.
- Forma cidadãos e os qualificam para desfrutar os jogos, esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física.
- Desperta nos alunos o interesse em se envolver com atividades e exercícios corporais.
- Provoca autoconhecimento, respeitando características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos.
A educação física escolar é componente curricular obrigatório em todos os níveis de Educação Básica caracterizado pelo ensino de conceitos, princípios , valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano na sua complexidade, nas dimensões biodinâmica, comportamental e sociocultural. Essas dimensões constituem a base para uma nova compreensão sobre a abrangência e interfaces que fundamentam a Educação Física na escola, seja na perspectiva do movimento, inclusão, diversidade, cidadania, educação, lazer, esporte, saúde e qualidade de vida.
A Declaração de Madrid (1991), no seu art.1°, defendeu que não há Educação sem Educação Física e que os investimentos governamentais em saúde pública diminuem a cada aula de Educação Física ministrada.
O documento “ Uma Visão Global para a Educação Física na Escola”, apresentado no Fórum Mundial sobre Atividade Física e Esporte (1995), apresentou o impacto positivo da atividade física e do esporte no conhecimento e domínio cognitivo, afetivo e motor na vida de crianças e jovens como fatores relevantes para o desenvolvimento de um estilo de vida ativo, saudável e produtivo.
A importância da Educação Física no contexto escolar deve-se ao fato de a escola ser a maior agência educativa, depois da família, com capacidade para influenciar os alunos na aquisição de hábitos e atitudes que contribuem para um harmonioso desenvolvimento pessoal e social. Nesse sentido, está comprometida com a solidariedade, a cooperação, a tolerância, a inclusão e o respeito pelo outro. Esses aspectos são essenciais à formação dos alunos no compromisso social dos docentes e no envolvimento com a comunidade escolar.
Objetivos da Educação Física escolar:
A Educação Física, enquanto componente curricular contribui para a formação dos
alunos por meio da apreensão dos conhecimentos específicos que favorecem a
aquisição de competências motoras, a ampliação do repertório de movimentos e
o hábito da prática regular de atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas,
tecnológicas e ambientais. Nessa perspectiva, a proposta para a Educação Física escolar considera os seguintes objetivos:
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos específicos relacionados ao movimento corporal.
- Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades motoras que proverão o individuo de capacidade e autonomia que lhe permita escolher ou organizar a própria atividade.
- Estimular hábitos favoráveis à adoção de vida ativo e saudável.
- Promover a formação de uma cultura esportiva e de lazer.
- Estimular a participação afetiva da comunidade escolar, em especial a família.
- Relacionar conhecimentos sobre aspectos socioculturais, políticos e econômicos.
- Promover a cultura da paz e respeito às diversidades.
- Refletir sobre os valores e princípios éticos e morais.
( https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-ensino-infantil/)
Comentários
Postar um comentário