Psicomotricidade nas escolas.
Conforme a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - 2009 (SBP-2009): A psicomotricidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
A educação física possui um dos meios mais significativos para a aprendizagem: o movimento, pois muitas vezes é a partir dele que podemos nos desenvolver afetivamente, cognitivamente e intelectualmente.
A educação física possui um dos meios mais significativos para a aprendizagem: o movimento, pois muitas vezes é a partir dele que podemos nos desenvolver afetivamente, cognitivamente e intelectualmente.
- Os exercícios motores praticados desde a primeira infância estimulam a organização funcional dos neurônios, de modo que gerem outros circuitos, permitindo a assimilação de aprendizagem cada vez mais complexas. Segundo LE BOULCH (2004, p.58): É através da experiência que são realizadas os ajustes psicomotores referem-se à evolução e adequação dos esquemas que favorecem a percepção do próprio corpo e o controle mais eficiente dos movimentos.
- O professor de Educação Física na Educação Infantil exerce uma função de mediador do processo de ensino- aprendizagem e deve garantir o desenvolvimento integral dos alunos. Diante de todo o contexto da psicomotricidade na educação física sendo trabalhada na educação infantil, deve-se observar a amplitude de alternativas da linguagem corporal, despertando para um universo de possibilidades, descobrindo o mundo a sua volta e a si mesmo.
A psicomotricidade é uma ferramenta muito útil para tratar indivíduos com doenças neurológicas como a Paralisia cerebral, Esquizofrenia, Síndrome de Rett, bebês prematuros, crianças com dificuldades de aprendizagem como a dislexia, com atrasos no desenvolvimento, deficientes físicos e indivíduos com problemas mentais, por exemplo.
Temos a oportunidade de fazer nossos próprios meios de trabalhar: coordenação motora, lateralidade, equilíbrio dentre outras funções, de modo a “desafiar” a criança criando assim um interesse dela.
Atividades propostas:
1.Trabalhando com orientação espacial;
- Começar com um bambolê no chão para cada criança ficar dentro, e a cada comando fazê-las trocar de bambolês e não deixar ninguém de fora, e ir tirando um bambolê a cada comando. Assim a cada troca vão ficar duas, três, quatro crianças dentro de um bambolê e vai aumentando até não sobrar mais espaço.
2. Lateralidade:
- Pular corda.
- Fazer uma “serpente” com uma corda, e a criança não pode encostar os pés na corda.
3. Raciocínio Lógico:
- Com papelão e tinta, recortar formatos geométricos como quadrado, circulo, triangulo, e desenhar em um papel os mesmos formatos, fazendo com que ele tente encaixar os formatos em seus respectivos lugares. Podendo também fazer formatos de desenho que junte mais de uma forma, por exemplo, usando dois triângulos para fazer um quadrado.
4. Coordenação motora:
- O adulto faz furos pequenos em um papelão, que a criança tenha que riscar juntando os pontos, fazendo com que no final forme algum desenho, por exemplo, um carro, uma casa.
Aqui estão alguns vídeos importantes sobre psicomotricidade na educação que separamos para vocês leitores.
Fonte:
Comentários
Postar um comentário